Recursos

Aqui encontrará sugestões bibliográficas, trabalhos de investigação, media, ligações, serviços de apoio e aconselhamento nacionais e muito mais... 

Sugestões bibliográgicas

Sex, Sexuality and the Autism Spectrum - Lawson, W., (2005)

Jessica Kingsley Publishers, London and Philadelphia

Wendy Lawson é uma pessoa com perturbação do espectro do autismo. O seu livro " Sex, Sexuality and tje Autism Spectrum", trata de muitas das inquietações/questões sobre sexo e sexualidade sentidas por estas pessoas. Ele foca particularmente as dificuldades que podem sentir na busca pelo amor e na exploração da própria sexualidade.

Sexuality and Autism: The Significance of Communication and Language for Sexual Development - Lache, L. (2016)

Publisher: Psychosozial-Verlag

Centrando-se no desenvolvimento psíquico e sexual da pessoa com perturbação do espectro do autismo, este livro presta especial atenção às competências comunicativas das pessoas com este espectro. Ele destaca a importância da comunicação e da linguagem, examinando como modificações neste domínio podem ter impacto duradouro no processo de desenvolvimento.


Coloca o foco em métodos aumentativos e alternativos de comunicação e os seus efeitos positivos no processo de socialização da sexualidade. As possibilidades oferecidas por estes métodos, assim como as várias aplicações são demonstradas e discutidas de forma crítica.

Outras sugestões de ferramentas

SENSOA Flag System

Uma brochura com cartões onde são descritas diversas situações relacionadas com sexualidade e relacionamentos. Cada situação é avaliada com uma bandeira verde, amarela, vermelha ou preta, dependendo se um comportamento é apropriado ou não (atualmente só está disponível em holandês).

Disponível em: http://shop.sensoa.be/products/vlaggensysteem

TRASE logo

© 2017 TRASE PROJECT

Created by e-Learning Studios

The TRASE project has been funded with support from the European Commission. This platform reflects the views only of the author and the Commission cannot be held responsible for any use which might be made of the information contained herein.