Ferramentas

Aqui encontrará as ferramentas concebidas ou adaptadas pelos parceiros com o objetivo de apoiar pais e profissionais a facultar educação sexual a pessoas com incapacidades.

O Círculo Hermenêutico (CH)

 

A ferramenta Círculo Hermenêutico ajuda a entender os antecedentes de um indivíduo, assim como as suas atitudes e comportamentos. Este conhecimento possibilita determinar o tipo de apoio mais adequado a cada pessoa.


Esta ferramenta destina-se a profissionais e pode servir de ajuda nas discussões de equipa.


O CH ajuda a descrever a personalidade do cliente, fornecendo critérios e um ponto de partida para as sessões de trabalho com o mesmo.

O Jogo do Dado

 

O Jogo do Dado permite, de uma forma divertida, abordar assuntos relacionados com a sexualidade e encontrar  respostas para algumas questões. 
O jogo tem 5 partes:  conhecimentos,  capacidades, normas e valores, materiais e questões. 


Para jogar o jogo é necessário um dado (construido para o efeito de acordo com as instruções), cartões e uma caixa com materiais.


Este jogo pode ser jogado a pares, em grupo ou de forma individual, necessitando sempre de um especialista, professor ou cuidador que tem como função coordenar o jogo.


Cada jogador lança o dado e retira um cartão do baralho correspondente ao símbolo indicado pelo dado.

Dramatização

 

As dramatizações são uma boa ferramenta para trabalhar com pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem. Com esta ferramenta é possível criar diferentes cenários e representar uma situação ou problema. As dramatizações permitem envolver todos os clientes, independentemente da sua incapacidade. Todos têm a oportunidade de ser um/a ator/atriz e assim expor um problema ou encontrar uma solução.

Que farias? Diferentes cenários: Ferramenta interativa

 

Esta ferramenta e-learning permite aos utilizadores analisar diferentes cenários relacionados com relacionamentos e sexualidade e, escolher, de entre várias propostas, a reação que consideram ser a mais adequada à situação apresentada. A ferramenta explica se a escolha que fizeram é a mais correta ou não, fornecendo também uma explicação sobre a situação apresentada.


Este recurso está direcionado para utilizadores com uma ligeira incapacidade cognitiva e bom nível de autonomia. Os destinatários das situações apresentadas são pessoas que têm um estilo de vida mais autónomo e alguns conhecimentos básicos sobre sexualidade. Pode ser utilizado por professores/profissionais/pais ou de forma autónoma. 


Sendo uma ferramenta e-learning, os utilizadores podem jogar sempre que entenderem ou partilhar a atividade com outras pessoas e colocar questões.

O que é o sexo? - O Modelo do Semáforo

 

Este jogo é do tipo explicativo. O objetivo é encorajar, fortalecer e desenvolver a perceção física da pessoa.


O jogo ajuda o monitor a abordar a questão “O que é o sexo?”, assim como outras questões relacionadas com este contexto. Não se pretende que seja utilizado para colocar padrões morais – sexo "certo" ou "errado".


O objetivo principal é apoiar e fortalecer a percepção individual de cada cliente.

Coleção de Métodos

 

Uma compilação de diferentes métodos sobre: como iniciar um workshop; como introduzir o tema da sexualidade, higiene, corpo e procedimentos a adotar no dia-a-dia.


As instruções incluem a introdução, o que fazer e não fazer e questões complementares.


A coleção inclui diversos métodos a serem utilizados em diferentes contextos: ambientes individuais; oficinas com grupos e intervenções diárias.

Banco de Imagens

O Banco de Imagens do TRASE é uma seleção de pictogramas sobre o tema da sexualidade, saúde sexual e educação sexual.  Os pictogramas foram escolhidos do Picto-selector©tool de  M.C.van der Kooij. 


Esta ferramenta é de um suporte visual para educação sexual e pode ser utilizada por pais, formadores, cuidadores e profissionais, de modo a fornecer informação sobre o tema da sexualidade a pessoas com dificuldades de aprendizagem ou perturbação do espectro do autismo. 


O Banco de Imagens TRASE proporciona exemplos claros e imagens simples alusivas à sexualidade para qualquer pessoa que o queira utilizar.

Jogo do Tabuleiro

 

Os temas abordados neste jogo de tabuleiro são: relações saudáveis, infeções sexualmente transmissíveis, puberdade, a sexualidade em geral, corpo humano, valores e crenças.


O jogo pode ser jogado em pares ou em equipa  (2 a 4 jogadores). 
O objetivo é conseguir que os participantes se questionem sobre os vários temas, de acordo com o seu nível cognitivo. 


O jogo tem cartões-temas, subdivididos em 3 níveis e requer um mediador ou coordenador. É uma boa forma de rever e avaliar educação sexual, conceitos e vocabulário.

Bonecas Anatomicamente Corretas

 

As bonecas anatomicamente corretas são uma ferramenta valiosa para os professores, profissionais e pais. Estas permitem trabalhar com o cliente, de forma prática e sem constrangimentos, as funções do corpo humano.


As versões quer masculina quer feminina, têm um desenho equilibrado e permitem criar um ambiente lúdico, em que o cliente pode colocar questões ou dúvidas sobre atitudes e emoções. 


As bonecas anatomicamente corretas são uma valiosa ajuda para ensinar o desenvolvimento físico e sexual, de acordo com o nível de entendimento de cada um, permitindo criar diferentes cenários relacionados com a sexualidade.

Caixa de Imagens para Educaçao Sexual

 

A Caixa de Imagens para Educação Sexual foi desenvolvida pela organização Senia e o Instituto Austríaco de Educação Sexual e Terapeutas Sexuais. Ela permite ilustrar, de forma apelativa, diferentes tópicos relacionados com educação sexual: as sensações físicas, conhecer outras pessoas, tipos de relacionamentos, higiene pessoal …  são alguns desses temas.


A caixa inclui 54 ilustrações em cartão A4, da autoria do cartonista Arnulf Kossak, assim como dois flipbooks. A caixa pode ser encomendada diretamente à organização Senia (encontra informação adicional na brochura que pode descarregar gratuitamente).

Vamos Jogar

 

Vamos Jogar é uma atividade lúdica que serve para ajudar a melhorar competências sociais/sexuais e adquirir informação básica sobre sexualidade. 
O jogo consiste num grupo variado de questões e tarefas relacionadas com educação sexual, que devem ser discutidas e resolvidas pelos jogadores.Pode ser jogado por 2 a 4 pessoas e orientado por um moderador.  Não há vencedores, pois o objetivo do jogo é melhorar competências sociais e sexuais. 
A atividade assenta no apoio do colega e foi desenvolvido para pessoas com incapacidades cognitivas e autismo.

Banco de Palavras

 

O Banco de Palavras permite aos utilizadores pesquisar diferentes termos e conceitos sobre relacionamentos e sexualidade numa Europa contemporânea. Os termos estão metodicamente ordenados e abordam assuntos desde o sistema reprodutor e os seus órgãos até à organização da sexualidade. A ferramenta está direcionada para pais, profissionais, professores e indivíduos com incapacidades. Pode ser usada como um recurso complementar na formação em educação sexual ou como instrumento de estudo.

TRASE logo

© 2017 TRASE PROJECT

Created by e-Learning Studios

The TRASE project has been funded with support from the European Commission. This platform reflects the views only of the author and the Commission cannot be held responsible for any use which might be made of the information contained herein.