Formação em Educação Sexual para Pessoas com Deficiência Mental

A pessoa com incapacidades tem os mesmos direitos dos restantes cidadãos. Estes direitos, incluindo o direito à sexualidade, estão inscritos na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (UNCRPD). A  Convenção foi ratificada pela União Europeia e por todos os seus estados membros, à exceção da Irlanda.  O Artigo 23.º "Respeito pelo domicílio e pela família" inclui o reconhecimento do direito de todas as pessoas com deficiência a: constituírem família, decidindo livre e responsavelmente sobre o número de filhos e o espaçamento dos seus nascimentos; manter a sua fertilidade, bem como o acesso a informação apropriada à idade; educação em matéria de procriação e planeamento familiar. Sendo a educação uma das condições indispensáveis para aceder à autodeterminação, é necessário criar condições para que, quer as pessoas com incapacidades quer pais e profissionais, tenham acesso a ela.

Este é o ponto de partida do novo projeto Europeu TRASE - Formação em Educação Sexual para Pessoas com Deficiência. O TRASE é um projeto educacional no campo da Educação Sexual, apoiado e financiado pelo programa ERASMUS +, que beneficia do conhecimento e experiência de diferentes instituições de sete países europeus: Bélgica, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Portugal e Lituânia.

O objetivo principal do TRASE é desenvolver um curso de formação para pais e profissionais que os capacite para fornecer educação sexual a pessoas com deficiência, tendo em conta a especificidade cultural e nacional, assim como as condições de cada instituição e as necessidades especificas dos clientes. Por outro lado, curso TRASE é acompanhado por um conjunto de ferramentas e métodos desenvolvidos por todos os parceiros. De modo a ter em conta as necessidades específicas decorrentes das diversas problemáticas (dificuldades de aprendizagem, problemas de comunicação, autismo ...), o trabalho desenvolvido pelos parceiros tem sido enriquecido pelo contributo dos próprios beneficiários e o de algumas instituições especializadas das suas regiões.

O projeto TRASE é inovador no domínio da educação sexual para pessoas com deficiência, muito devido ao facto de ser interdisciplinar e transeuropeu.

TRASE logo

© 2017 TRASE PROJECT

Created by e-Learning Studios

The TRASE project has been funded with support from the European Commission. This platform reflects the views only of the author and the Commission cannot be held responsible for any use which might be made of the information contained herein.